09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
A
leitura é o meio mais importante para chegarmos ao conhecimento,
portanto, precisamos aprender a ler e não apenas “passar os olhos sobre
algum texto”. Ler, na verdade, é dar sentido à vida e ao mundo, é
dominar a riqueza de qualquer texto, seja literário, informativo,
persuasivo, narrativo, possibilidades que se misturam e as tornam
infinitas. É preciso, para uma boa leitura, exercitar-se na arte de
pensar, de captar ideias, de investigar as palavras… Para isso, devemos
entender, primeiro, algumas definições importantes:
TEXTO
O texto (do latim textum: tecido) é uma
unidade básica de organização e transmissão de ideias, conceitos e
informações de modo geral. Em sentido amplo, uma escultura, um quadro,
um símbolo, um sinal de trânsito, uma foto, um filme, uma novela de
televisão também são formas textuais.
INTERLOCUTOR
É a pessoa a quem o texto se dirige.
TEXTO-MODELO
“Não é preciso muito para sentir ciúme.
Bastam três – você, uma pessoa amada e uma intrusa. Por isso todo mundo
sente. Se sua amiga disser que não, está mentindo ou se enganando. Quem
agüenta ver o namorado conversando todo animado com outra menina sem
sentir uma pontinha de não-sei-o-quê? (…)
É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas
amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”
(Revista Capricho)
MODELO DE PERGUNTAS
1) Considerando o texto-modelo, é possível identificar quem é o seu interlocutor preferencial?
Um leitor jovem.
2) Quais são as informações (explícitas ou não) que permitem a você identificar o interlocutor preferencial do texto?
Do contexto podemos extrair indícios do interlocutor preferencial
do texto: uma jovem adolescente, que pode ser acometida pelo ciúme.
Observa-se ainda , que a revista Capricho tem como público-alvo
preferencial: meninas adolescentes.
A linguagem informal típica dos adolescentes.
09 DICAS PARA MELHORAR A INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
01) Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;
02) Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura;
03) Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos duas vezes;
04) Inferir;
05) Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar;
06) Não permitir que prevaleçam suas ideias sobre as do autor;
07) Fragmentar o texto (parágrafos, partes) para melhor compreensão;
08) Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão;
09) O autor defende ideias e você deve percebê-las;
É normal você querer o máximo de atenção do seu namorado, das suas amigas, dos seus pais. Eles são a parte mais importante da sua vida.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário